Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Resultado da Busca

A busca para o autor ou coautor encontrou: 1 resultado(s)


Biópsia renal percutânea guiada por ultrassom em crianças: relato de mais de 20 casos realizados por nefrologistas pediátricos

Ultrasound-guided percutaneous renal biopsy in children: report of more than 20 cases performed by pediatric nephrologists

Marina Cordeiro Rodrigues; Antonio César Paulillo de-Cillo; Odir Motta Junior; Carolina Marques Lopes; Leonor Violeta Gotuzzo Mendoza

Revista de Pediatria SOPERJ - V.21 (supl 1), Nº1, p35-39, Dezembro 2021

Resumo

INTRODUÇÃO: A biópsia renal guiada por ultrassom é um procedimento diagnóstico decisivo para crianças e adolescentes com diversas patologias renais. Durante muitos anos essa técnica foi aprimorada, tendo, atualmente, baixa taxa de complicações.
OBJETIVO: Descrever e analisar a experiência de um centro universitário na realização de biópsia renal guiada por ultrassom em crianças e adolescentes por nefrologistas pediátricos.
METODOLOGIA: Estudo retrospectivo de 23 prontuários de crianças e adolescentes submetidos a biópsia renal percutânea guiada por ultrassom entre novembro de 2019 a janeiro de 2021. Os dados foram analisados e comparados com dados pré-existentes na literatura.
RESULTADOS: As principais características clínicas presentes nos participantes do estudo foram proteinúria, hematúria microscópica e edema. Os principais diagnósticos clínicos apresentados eram síndrome nefrótica (52,2%) e nefrite lúpica (26,1%). Os diagnósticos histológicos obtidos foram principalmente glomeruloesclerose segmentar focal (30,4%), seguido por nefropatia por IgA (21,7%) e nefrite lúpica (21,7%). As amostras com dez ou mais glomérulos foram a maioria na microscopia óptica (95,7%) e na imunofluorescência (60,9%). Dois pacientes tiveram o diagnóstico comprometido pela qualidade da amostra (8,7%). As taxas de complicações graves foram baixas, um paciente necessitou de transfusão de sangue (4,3%) em vigência de plaquetopenia e em terapia intensiva e outros dois evoluíram com hematoma peri-renal e sangramento em mais de duas diureses (8,7%), sem repercussão clínica ou necessidade de intervenção.
CONCLUSÃO: Em nosso serviço, onde a biópsia renal percutânea é realizada por nefrologistas pediátricos, o procedimento apresentou baixas taxas de complicações e altas taxas de amostras satisfatórias para o diagnóstico histológico.


Palavras-chave: Biópsia Guiada por Imagem. Biópsia por Agulha. Nefrologia